3 grandes confusões que têm muitos líderes comerciais fazendo

por | 05/12/2023 | Artigos

Tenho repetido com frequência que não existe equipe de vendas premium sem uma liderança de vendas premium.

Então, ontem fiz um exercício muito interessante: no primeiro módulo do GEC, os alunos têm que fazer uma pesquisa de engajamento com seu time de vendas. Eu crio a pesquisa, eles mandam o link para a equipe, a equipe responde e eu dou um relatório personalizado com os resultados.

Pois bem: peguei as mais de 600 pesquisas de engajamento respondidas por vendedores avaliando seus gestores na turma deste ano, subi a planilha no ChatGPT e pedi que analisasse e resumisse os principais pontos de alerta.

Saíram 3 grandes temas:

  1. Definição e comunicação da estratégia para a equipe de vendas;
  2. Treinamento e desenvolvimento;
  3. Feedback (constância e estrutura).

Basicamente temos um cenário onde a equipe está dizendo:

  • Que não sabe bem qual é a estratégia da empresa para lidar com mercados cada vez mais concorridos e desafiadores;
  • Que não se sente verdadeiramente capacitada e preparada para lidar com os desafios desse mercado;
  • Que não recebe feedback de maneira estruturada e com a frequência que deveria.

Fica complicado, em um cenário desses, cobrar da equipe o atingimento de metas se não fazemos nossa parte na liderança.

  • Muitos gestores estão confundindo planejamento estratégico com plano de ação;
  • Muitos gestores estão confundindo treinamento de produto/serviço com treinamento de vendas;
  • Muitos gestores estão confundindo cobrança com feedback.

Falando de liderança, os principais desafios dos gestores comerciais apontados foram:

  1. Recrutamento e seleção: encontrar, atrair e reconhecer/separar os/as melhores.
  2. Ambição da equipe, engajamento em bater as metas.
  3. Estratégia: metodologia para prospecção de novos clientes, posicionamento e diferenciação da concorrência.
  4. Tático: funis de vendas, qualificação de leads, taxas de conversão, indicadores qualitativos de performance, metodologia de vendas própria da empresa.
  5. Operacional: rotinas e processos de venda eficientes, incluindo todos os passos da venda.
  6. Novas (e antigas!) formas de prospectar, atender e vender – muita gente voltando a usar o telefone, por exemplo… e se batendo para fazer isso da maneira correta.
  7. Organização e planejamento do/a próprio/a gestor/a.
  8. Agilidade e resiliência para lidar mais rapidamente com mudanças – tanto do/a gestor/a quanto da equipe.
  9. Treinamento da equipe (produtos/serviços, processos, metodologia de vendas).
  10. Alinhamento interno (diretoria, gerência, equipe) sobre estratégia para lidar com as mudanças + plano de ação para execução ágil e correta.
  11. Consistência na entrega de resultados.
  12. Conseguir resultados extraordinários com pessoas comuns.

Se você se identifica com a lista acima, venha fazer parte da turma 2024 do GEC, meu curso de gestão de equipes comerciais. Nele eu abordo todos estes e outros pontos fundamentais para que você desenvolva suas habilidades como líder e alcance a alta performance com seu time de vendas.

Veja que interessante o depoimento do Luciano O.F., um aluno que acabou de se formar:

“Excelente! Muito acima da minha expectativa. Temas relevantes e adequados a minha necessidade. Destaco também a interação com o Raul, sempre disponível e colaborativo, esclarecendo as dúvidas necessárias. Com certeza o curso marca uma mudança na minha forma de gestão da equipe comercial e já proporcionou fortes avanços. Muito obrigado e parabéns a todos envolvidos!”

Olha só o depoimento do Henrique RP, que também acabou de se formar:

“O GEC foi um curso muito superior a uma pós-graduação (já fiz duas), pois foram abordados pontos cruciais que um gestor de vendas precisa ter em sua rotina de trabalho para alcançar a alta performance (sua e da equipe). Realmente foi um investimento que já se pagou há meses onde eu pude colocar em prática novos conceitos e formas de pensar, assim como aperfeiçoar alguns deles que já vinha fazendo, mas de forma e com métricas mais assertivas. Agradeço ao Raul e toda a sua equipe por trás dos bastidores em proporcionar um curso de alto nível e profundo no tema proposto.”

Mais informações sobre o GEC você encontra aqui: gec.vendamais.com.br

Abraço, $uce$$o e uma boa semana,

Raul Candeloro
Diretor

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